Respostas
Resposta:
Não, pois além de existirem varias substâncias quimidas, varia de pessoa a pessoa os sintomas.
Explicação:
°Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns. A prevenção engloba rotular nitidamente os frascos que contêm as fármacos e não deixar os tóxicos ao alcance das crianças.zz
°A maioria das intoxicações é dependente da dose. A dose é determinada pela concentração ao longo do tempo. A toxicidade pode ser o resultado da exposição a excessivas quantidades de substâncias normalmente não tóxicas. Alguns envenenamentos ocorrem por exposição a substâncias que são tóxicas em todas as doses. A intoxicação diferencia-se das reações de hipersensibilidade e idiossincráticas, as quais não são previsíveis e não estão relacionadas com a dose, e da intolerância, que é uma reação tóxica à dose não usual de uma substância.
°Intoxicação é comumente decorrente da ingestão, mas pode ser resultante de injeções, inalação ou exposição da superfície corporal (p. ex., pele, olhos, membranas mucosas). Em geral, muitas substâncias que não são alimentos e são comumente ingeridas não são tóxicas ( Substâncias em geral não perigosas quando ingeridas*); entretanto, quase todas as substâncias podem ser tóxicas se ingeridas em quantidades excessivas.
°Sinais e sintomas de envenenamento variam de acordo com a substância ( Sintomas e tratamento de intoxicações específicas ). Pacientes envenenados com a mesma substância também podem apresentar diferentes sintomas. Entretanto, 6 grupos de sintomas (síndromes tóxicas ou toxidromes) ocorrem comumente, podendo sugerir classes particulares de substâncias ( Síndromes tóxicas comuns (toxidromes)). Pacientes que ingerem múltiplas substâncias são menos propensos a ter sintomas característicos de uma só substância.
°Os sintomas tipicamente começam logo após o contato, mas com certos venenos ocorrem tardiamente. O atraso pode ocorrer porque apenas um metabólito é tóxico, em vez da substância-mãe (p. ex., metanol, etilenoglicol, hepatotoxinas). A ingestão de hepatotoxinas (p. ex., paracetamol, ferro e cogumelo Amanita phalloides) pode causar insuficiência hepática aguda que pode acontecer poucos dias após a ingestão. Com metais ou solventes hidrocarbonetos, os sintomas ocorrem tipicamente somente após exposição crônica à toxina.
As em negrito são as mais importantes e que responde sua pergunta.
Espero ter ajudado.