Respostas
Resposta:
10 fatos sobre Dom Pedro II
Explicação:
1. Ele foi o primeiro e o último imperador nascido no Brasil: nasceu às 2h30 do dia 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro. Em seu primeiro dia, media 58 centímetros.
2. Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Um pouco menor que o nome do seu pai, Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
3. Com apenas um ano, se tornou órfão de mãe, passando a ser cuidado pela ama suíça Marianna Carlota de Verna Magalhães (chamada de Dadama pelo príncipe), que foi sua ama de leite.
4. Pedro II foi o regente que governou por mais tempo o Brasil, sendo um total de 49 anos. Depois dele, estaria Getúlio Vargas, com 18 anos.
5. O pai de Pedro, homônimo, fugiu do Brasil quando ele tinha apenas cinco anos de idade, deixando-o com tutores e com por Bráulio Muniz, Costa Carvalho e Francisco de Lima e Silva no governo. Aos 15 anos, se tornou Imperador através de um golpe institucional.
6. Sua maioridade foi completamente conturbada pela política. Aos 14 anos, num Brasil em meio a uma série de revoltas, a antecipação de sua posse foi negada pelo Senado.
7. As pedras preciosas da Coroa de Pedro II vieram da Coroa de seu pai. O ornamento pesava 1,7 kg, em ouro, com 639 brilhantes e 77 pérolas.
8. Como o monarca precisava se casar logo, foi encontrada uma princesa de Nápoles, Teresa Cristina, por quem Pedro ficou apaixonado, antes mesmo de conhecê-la. Os dois casaram-se por procuração e Teresa embarcou num navio para o Brasil, que chegou em 1843.
Animado, o rei quebrou os protocolos e subiu no navio para ver a moça. Diferente do que o imperador imaginava, apenas indagou “até amanhã” e foi embora.
9. O casal teve quatro filhos. Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro, todos com nomes longos. Não se conhece filhos bastardos de Pedro II, mas a Condessa de Barral foi uma de suas amantes.
10. Durante seu governo, Pedro II fez diversas viagens pelo mundo, por pura curiosidade, o que fragilizou um pouco sua imagem. Jornais na época em que ele viajou ao Oriente Médio, em 1876, o diagnosticaram com a “doença da mala”.