1- Quem mais precisa de médicos: a Europa ou a África? Justifique. Como o continente africano poderia contar com melhores serviços de saúde?
2- Se tão poucos africanos conseguem chegar ao nível superior e considerando o investimento de seus países em sua formação, é justo que na hora de procurar um emprego, essas pessoas pensem mais em suas carreiras profissionais que nas necessidades de seu país? Justifique. Como evitar isso?
3- Há como impedir essa migração de cérebros? O que poderia ser feito?
4- O Brasil também é um país em que há muita pobreza e que precisa de diversos profissionais, inclusive de médicos. Recentemente, o programa Mais Médicos do governo federal gerou muita controvérsia entre os profissionais locais da saúde. Um profissional deveria levar em consideração a responsabilidade social de retribuir a oportunidade de educação que recebeu em seu país ou, caso surja alguma boa oportunidade no exterior, não é contraditório se ele optar pela imigração?
Respostas
Resposta:Para aqueles que trabalharam no continente africano é de concordância geral que os recursos humanos na área médica são um dos principais problemas que o continente enfrenta. Nos últimos anos, vimos várias crises na maior parte dos países da África. Guerra e insurgência, corrupção, epidemias e surtos, migração (econômica ou forçada), fome e desastres naturais agravaram as situações que pessoas vulneráveis estão enfrentando.
Resposta:
1) R: África, devido às crises da natureza, fome,doenças e etc. a expansão de doenças é um problema alarmante.
2) R: não, porque podem crescer no próprio pais se desenvolvendo nele, influenciando a outros chegarem a níveis superiores.Se o país é pequeno e tem capacidade de crescer, não é necessário ter que sair para fora.
3) R: sim, aprendendo
4) R: deveria levar em consideração a responsabilidade social de retribuir a oportunidade de educação que recebeu em seu pais