Respostas
Resposta:
Explicação:
A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.
Note que esse processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis.
Na Espanha ocorreu a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a Dinastia de Habsburgo. Ambos países (Portugal e Espanha) começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos Mouros (muçulmanos) que habitavam a península ibérica desde o século VIII.
Na França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois; e, por fim, na Inglaterra, com a Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no século XV.
Resposta:
A Espanha se formou através do casamento entre os herdeiros do reino de Castela e do reino de Aragão, com o objetivo de tomar a cidade de Granada, que estava conquistada pelos mouros. Esse conflito ficou conhecido como Guerra de Reconquista
Portugal se formou após a Revolução de Avis, feita por D. João I. Essa revolta se deu por conta da rainha quase que "entregar" Portugal a Castela, através do casamento entre sua filha e o príncipe de Castela. Isso revoltou boa parte da população, principalmente os burgueses, e isso acabou acarretando na chamada Revolução de Avis.