Respostas
Resposta:
Apesar de uma certa unidade doutrinária -mantida especialmente pelo respeito à autoridade do papa-, a Igreja Católica funciona como uma espécie de confederação.
Dessa confederação fazem parte as dioceses e congregações religiosas (só no Brasil são 887, entre masculinas e femininas).
Estas ordens (jesuítas, maristas, salesianos etc.), apesar da subordinação a Roma, têm autonomia administrativa e também características próprias.
Assim, só é possível falar em "propriedades da Igreja Católica" de uma forma genérica. Na prática, os bens pertencem a diferentes dioceses e ordens religiosas. Não existe um caixa único.
Entidade que reúne os bispos brasileiros, a CNBB não centraliza as atividades das dioceses ou das ordens religiosas, subordinadas, respectivamente, aos bispos e aos superiores religiosos.
Resposta: As Dioceses eram uma porção do povo de Deus confiada a um Bispo, ou seja, era um conjunto de organismos com os quais os bispos governavam pastoralmente.As dioceses também podem ser chamadas de "Bispados"