qual o nome do povo que abrigou os hebreus no egito?
Respostas
Resposta:
.
O filme do Christopher Nolan começa num mundo assolado por uma mudança climática. Um mundo árido, onde, em se plantando, quase nada dá. A ação acontece num futuro distante, mas o cenário não tem nada de tecnológico. O que aparece ali é uma nova Idade Média. Uma civilização colapsada. E a única esperança de sobrevivência é encontrar um outro planeta para substituir a Terra.
É. Fora a parte interplanetária, foi o que aconteceu há 3 mil anos. Uma mudança no clima criou uma seca de proporções bíblicas, bagunçou a história da humanidade e marcou o início daquilo que os historiadores chamam de “Primeira Idade Média” – uma era das trevas que precedeu a Antiguidade clássica, a dos gregos e dos romanos.
Pois é: houve outra Idade Média além daquela que todo mundo conhece. Como a história teima em andar em círculos, o período imediatamente anterior a essa primeira Idade Média foi justamente uma época de pujança. Um tempo em que o início do comércio marítimo e a invenção da escrita engatilharam a primeira “globalização” da história.
Era uma globalização restrita às poucas áreas civilizadas que o mundo tinha na época, claro. Estamos falando de uma mancha no mapa que ia das ilhas gregas até a foz do Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia, onde hoje fica o sul do Iraque. No meio, o Egito, e ali pertinho a protagonista desta nossa história: Canaã, a terra que, segundo a Bíblia, Deus tinha prometido dar aos descendentes de Abraão – o homem que daria origem aos israelitas.