• Matéria: História
  • Autor: tamaracristina6325
  • Perguntado 6 anos atrás

A imigração japonesa para o Brasil foi posterior às europeias do século XIX. Iniciou-se no século XX, com o primeiro navio vindo em 1908, cujos trabalhadores foram atuar, principalmente, nas lavouras de café e de algodão no Oeste paulista, por meio de contratos. Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA: a. Ao longo das décadas de 1920 e 1930 vieram grupos maiores, indo para cidades do Oeste paulista e também para o Norte do Paraná. b. Os japoneses vivem no Brasil, mas sua cultura pouco se difundiu no território brasileiro, principalmente por conta do idioma que é muito diferente da língua portuguesa. c. A reestruturação proposta pelo imperador japonês Meiji (1868-1912) produziu profundas transformações na sociedade e no território japonês, modernizando o País e buscando industrializá-lo. Isso ocasionou problemas sociais que levaram pequenos agricultores, comerciantes e artesãos a tentarem a vida no Brasil. d. Trouxeram para o Brasil hábitos alimentares que se tornaram comuns nas grandes cidades, caso de várias hortaliças e também da comida propriamente japonesa – como o sushi e o sashimi – aqui no Brasil. e. Não podemos dizer que é cultura brasileira, mas que é cultura japonesa inserida em território brasileiro, ressignificada. Essa influência nipônica se deu também nas filosofias de vida e na religião, caso da seicho-no-ie ou do budismo.

Respostas

respondido por: lucienet461
2

Resposta:

A imigração japonesa no Brasil começou oficialmente no início do século XX, no ano de 1908. Atualmente, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (日系?) (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes).[15] Um nipo-brasileiro (em japonês 日系ブラジル人, nikkei burajiru-jin) é um cidadão brasileiro com ascendentes japoneses. Também são consideradas nipo-brasileiras as pessoas nascidas no Japão radicadas no Brasil.

A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru,[16] contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.

Atualmente, estima-se que haja mais de um milhão de nipo-brasileiros, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná.[17] Segundo pesquisa de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46.801.772 nomes de brasileiros analisados, 315.925 ou 0,7% deles tinham o único ou o último sobrenome de origem japonesa.[18]

Os descendentes de japoneses chamam-se nikkei, sendo os filhos nissei, os netos sansei, os bisnetos yonsei, e assim por diante. Os nipo-brasileiros que mudaram-se para o Japão em busca de trabalho e lá estabeleceram residência, a partir do fim dos anos 80, são denominados dekasseguis.

Explicação:

respondido por: mariliammb
2

Resposta:

b. Os japoneses vivem no Brasil , mas sua cultura pouco se difundiu no território brasileiro, principalmente por conta do idioma que é muito diferente da língua portuguesa

Explicação:

Perguntas similares