1. (Fepese – 2012 – SC) Entre as muitas heranças do mundo da Antiguidade, herdamos as chamadas filosofias pagãs do: 1 ponto a) Estoicismo e niilismo. b) Escolástica e marxismo. c) Epicurismo e marxismo. d) Estoicismo e epicurismo. 2. (FUNCAB 2014) O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem: 1 ponto a) à atividade da alma segundo a razão. b) ao prazer por coisas materiais. c) à indiferença diante da dor e do sofrimento. d) aos costumes ou convenções sociais.
Respostas
Resposta: Letra D
Explicação:Estoicismo e epicurismo.
1) Estoicismo e epicurismo foram duas filosofias legadas pelos antigos do chamado período helenístico. Logo, a alternativa D é a correta.
2) O Estoicismo relaciona o bem à indiferença diante da dor e do sofrimento. Logo, a alternativa C é a correta.
O estoicismo é a filosofia de Zenão, de Eléia, que pregava, por sua vez, uma conduta humana harmoniosa com o cosmos, sem paixões atribuladas e sem reclamações como meio para alcançar uma vida tranquila. O estoicismo alcançaria uma fase profícua na época romana, com nomes como Marco Aurélio e Sêneca.
Para os estoicos, a ética é baseada em: APATHÉIA (Absorver tudo que vem das sensações e buscar um ponto de vista mais abrangente, estando consciente da multiplicidade das sensações. Não é anestesia) e CLEMÊNCIA COMPREENSIVA (Devemos ser tolerantes até com o absurdo, porque até o absurdo alguma explicação deve ter).
São características do estoicismo:
- serenidade diante do sofrimento
- arte de viver uma vida feliz diante de qualquer circunstancia
- autocontrole para não sucumbir com pensamentos destrutivos
Escolha não ser atingido e você não se sentirá atingido. Não se sinta atingido e você não terá sido atingido. Marco Aurélio
O princípio da ética epicurista está relacionado com a atitude de desvio da dor e da procura do prazer.
O epicurismo foi uma escola da época helenística que buscava a paz de espírito. Para isso, uma vida guiada pelos prazeres era o caminho.
Os epicuristas defendiam que o ser humano deveria buscar o prazer, mas não a todo e qualquer tipo de prazer. O bem, para os epicuristas, era a ausência de dor no corpo e a ausência de perturbação da alma. Havia três tipos de prazer para eles:
- naturais e necessários: nutrição e sono
- naturais e não necessários: sexo
- não naturais e não necessários: riqueza e glória
Para Epicuro, era necessário satisfazer os prazeres do primeiro tipo, limitar os do segundo e fugir dos do terceiro.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/27185422