Respostas
Resposta:
"A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta" de Fernando Pessoa e “A diferença entre ficção e realidade? A ficção tem que ter senso”. de Tom Clancy
Explicação:
esses são os meus preferidos e bom, espero ter ajudado!
Resposta:
"E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido."
— Haruki Murakami.
"Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não para de mudar de direção. Tu mudas de rumo, mas a tempestade de areia vai atrás de ti. Voltas a mudar de direcção, mas a tempestade persegue-te, seguindo no teu encalço. Isto acontece uma vez e outra e outra, como uma espécie de dança maldita com a morte ao amanhecer. Porquê? Porque esta tempestade não é uma coisa que tenha surgido do nada, sem nada que ver contigo. Esta tempestade és tu. Algo que está dentro de ti. Por isso, só te resta deixares-te levar, mergulhar na tempestade, fechando os olhos e tapando os ouvidos para não deixar entrar a areia e, passo a passo, atravessá-la de uma ponta à outra."
— Haruki Murakami.
"Se chove, as plantas florescem; se não há chuva, secam e morrem. Os insetos são comidos pelas lagartixas, por sua vez devoradas pelos pássaros. Todos acabam por morrer e, depois de mortos, ficam ressequidos. Uma geração desaparece, outra toma o seu lugar. É assim que as coisas se passam. Há muitas maneiras de viver. Há muitas maneiras de morrer. Isso, porém, não tem qualquer importância. No fim, fica apenas o deserto. Só o deserto permanece verdadeiramente vivo."
— Haruki Murakami.
"O que une o coração das pessoas não é apenas a harmonia. Os corações humanos unem-se através dos desgostos sofridos. Ferida com ferida. Dor com dor. Fragilidade com fragilidade. Não existe silêncio sem um grito de dor, não existe perdão sem derramamento de sangue, não existe aceitação sem a inevitável passagem do sentimento de perda. É aqui que se encontram as raízes da verdadeira harmonia."
— Haruki Murakami.
“Se apenas leres os livros que toda a gente lê, apenas podes pensar o mesmo que os outros estão a pensar.”
— Haruki Murakami.
“Como num velho sonho de sentido ambíguo, o tempo recai pesado sobre você, que continua a se mover, procurando passar por ele. Mas dele provavelmente não será capaz de fugir mesmo que vá até a borda do mundo. Ainda assim, você tem de ir até lá. Pois há coisas que só podem ser feitas na borda do mundo.”
— Haruki Murakami.
“Os maus pressentimentos têm uma percentagem de rigor muito mais alta do que os bons.”
— Haruki Murakami.
Explicação:
Sim, isso mesmo!
Minhas citações literárias favoritas são todas de Haruki Murakami.
Gosto porque acho elas muito profundas e isso é exatamente o que eu sempre buscava em citações ✨