Respostas
Resposta:
1 – colisões em que as massas dos corpos são iguais:
Se as massas dos corpos que se colidem forem iguais, as equações ficarão assim:
Isto é, os objetos simplesmente trocam de velocidades. Em situações reais de colisões elásticas entre átomos, moléculas ou partículas subatômicas de massas idênticas, não é possível distinguir qual é a partícula 1 e qual é a partícula 2, pois ocorre uma troca de energia e de quantidade de movimento.
2 – colisão em que um dos corpos está parado:
Nesse caso, v2 = 0 e as equações ficam:
Parte da energia e parte da quantidade de movimento do objeto 1 são transferidas para o objeto 2. O objeto 2 ganha energia cinética e quantidade de movimento, ao passo que o objeto 1 perde energia cinética e quantidade de movimento, independente do valor das massas.
3 – colisão onde um dos objetos tem massa muito maior que o outro:
Para simplificar, suponha que um dos objetos (objeto 2) esteja parado. Quando m2≫m1e, por exemplo, um caminhão (m1) ) atingir uma bola de futebol (m2), que está parada, teremos:
A velocidade do caminhão não se altera e a velocidade da bola é o dobro da velocidade do caminhão. Quando m2≫m1 e, por exemplo, uma bola de tênis (m1) atingir uma parede (m1), teremos:
A velocidade da bola inverte seu sentido e a parede não se move.
Antes de ser colocado no mercado consumidor, o automóvel passa por testes de colisão, a fim de verificar o nível de segurança para os passageiros
Antes de ser colocado no mercado consumidor, o automóvel passa por testes de colisão, a fim de verificar o nível de segurança para os passageiros