1- O que é dependência química?
2- O álcool é um problema de saúde pública por que?
3- Quais são os fatores psicológicos de risco para o alcoolismo?
4- O álcool age em todo organismo e é responsável por mais de 200 doenças e
lesões, cite algumas?
5- Quais são os sinais e sintomas do alcoolismo?
6- Quais sao as principais abordagens no tratamento do alcoolismo?
Respostas
Resposta:
1) A Organização Mundial de Saúde define a dependência química como o “estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico
2) O uso nocivo de álcool é um grave problema de saúde pública que traz consequências negativas para o indivíduo, a família e a sociedade. O estudo teve como objetivo investigar a inserção da promoção da saúde no contexto das políticas públicas do álcool no Brasil.
3) Por exemplo, indivíduos que sofrem de depressão, transtorno bipolar e ansiedade social têm muito mais chances de desenvolver alcoolismo. Mais de 40% dos pacientes bipolares abusam ou são dependentes de álcool e aproximadamente 20% dos que sofrem de depressão abusam ou são dependentes de álcool.
4)
- Hepatite ou cirrose hepática;
- Impotência ou infertilidade;
- Infarto e trombose;
- Câncer;
- Pelagra;
- Demência;
- Anorexia Alcoólica.
5) Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber.
Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado.
Sintomas de abstinência física, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber.
6) A abordagem terapêutica do paciente alcoólico deverá corresponder a duas fases: a desintoxicação e a desabituação, cujos objectivos são respectivamente, prevenir e tratar a síndrome de abstinência, e ajudar o paciente a organizar a sua vida relacional, social e profissional, prevenindo assim a recaída.