1. Na década de 1950, o Brasil vivenciou um período de desenvolvimento econômico e social, devido a um plano do governo de Juscelino Kubitscheck (JK), que estabeleceu, entre suas metas, que o país deveria crescer “50 anos em 5”.
Qual alterativa refere-se a outra meta proposta por JK?
a) Reforma agrária, com expropriação e redistribuição de terras.
b) Elaboração de Leis Trabalhistas.
c) Desenvolvimento industrial e abertura para indústrias multinacionais.
d) Instalação das primeiras universidades federais.
e) Mudança da capital da república, para a cidade do Rio de Janeiro.
Respostas
Resposta:
resposta c
espero ter acertado pra não te prejudicar, não sou muito boa nessa parte de história ^^'
Resposta:
c) Desenvolvimento industrial e abertura para indústrias multinacionais.
Explicação:
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo". Para cumprir com esse objetivo, o governo federal elaborou o Plano de Metas, que previa um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.
O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economia brasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.
O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados.
A construção de Brasília não integrava nenhum dos cinco setores. Ainda que não constasse no plano, a construção de Brasília, no interior de Goiás, posteriormente acabou se tornando um compromisso político de campanha.