O uso de fármacos que mimetizam ou bloqueiam as ações dos transmissores químicos pode modificar seletivamente muitas funções autônomas. Essas funções envolvem uma variedade de tecidos efetores, incluindo músculo cardíaco, músculos lisos, endotélio vascular, glândulas exócrinas e terminais nervosos pré-sinápticos. Os fármacos autonômicos são úteis em muitas condições clínicas, mas (Infelizmente) um número muito grande de fármacos usados para outros propósitos tem efeitos indesejáveis sobre a função autônoma. Neste contexto, algumas drogas podem interferir na ação da acetilcolina (ACh), neurotransmissor responsável pela transmissão colinérgica no Sistema Nervoso Autônomo. Sobre a ação e efeitos dessas substâncias, marque a alternativa INCORRETA: *
( ) A toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que impede a liberação da ACh, sendo muito utilizada na estética por promover bloqueio muscular no local da aplicação. Entretanto, o envenenamento com esta toxina resulta em paralisia motora generalizada, seguida de paralisia respiratória.
( ) Substâncias como atropina e escopolamina, que são antagonistas colinérgicos, podem ser úteis como adjuvantes na anestesia por promoverem redução das secreções e broncodilatação.
( ) Agonistas dos receptores muscarínicos, como a pilocarpina, são indicados no tratamento do glaucoma, por promoverem dilatação da pupila (midríase).
( ) Fármacos como a neostigmina, que inibe a enzima acetilcolinesterase, inibem a degradação da ACh, sendo úteis clinicamente para aumentar a transmissão na junção neuromuscular para o tratamento da miastenia grave.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Fármacos como a neostigmina, que inibe a enzima acetilcolinesterase, inibem a degradação da ACh, sendo úteis clinicamente para aumentar a transmissão na junção neuromuscular para o tratamento da miastenia grave.
Explicação:
espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás