Respostas
Resposta:
Habitat e nicho ecológico
O habitat é o local onde uma espécie vive, e o nicho ecológico são suas interações.
Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive. Vamos pensar em uma hiena. Ela vive na savana africana e lá se alimenta de gazelas e gnus, mas também se alimenta de carniça. São animais extremamente violentos e perigosos em bandos e são as grandes rivais dos leões na savana, sofrendo inclusive ataques desses animais.
A breve descrição acima fala sobre o habitat e o nicho ecológico da hiena. Mas, afinal, o que é habitat e o que é nicho ecológico?
Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra. No caso da hiena, seu habitat é a savana africana, um local que possui uma estação seca bem definida.
Quando falamos em nicho ecológico, estamos descrevendo o modo de vida de um ser vivo, suas relações com o ambiente, sua alimentação, seu tipo de reprodução, seus hábitos, seus predadores naturais, suas estratégias para sobrevivência, sua forma de predar etc. Resumindo, o nicho pode ser definido como o papel ecológico de uma espécie em determinada comunidade.
Eplicação:
O habitat consiste no ambiente físico em que determinado ser vivo mora, caça, se reproduz e se desenvolve. Considerando os pandas como exemplo, seu habitat são as florestas de bambu que crescem nas regiões mais montanhosas do sudeste asiático. O habitat do mico-leão-dourado, por sua vez, é a Mata Atlântica.
O nicho ecológico, por outro lado, consiste no modo de vida do animal e na maneira como ele se relaciona com o habitat. Os hábitos, modo de reprodução, tipo de alimentação, estratégias de caça, métodos de sobrevivência e relação com os predadores naturais são alguns dos aspectos que descrevem o nicho ecológico de ser vivo.
espero ter ajudado
marque como a melhor resposta