Respostas
me desculpe tentei responder mais não consegui
Resposta:
A palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o “indivíduo que assumia riscos"
Explicação:
Os termos empreendedorismo, empreender e empreendedor há muito deixaram de existir apenas no mundo dos negócios e entraram em nosso vocabulário cotidiano. Estamos familiarizados com a palavra, mas qual será sua origem?
Origem do empreendedorismo
No livro “O empreendedor: empreender como opção de carreira”, o autor Ronald Jean Degen explica: empreendedor deriva do inglês entrepreneur, que, por sua vez, vem do termo do francês antigo “entreprendre“, um vocábulo formado pelas palavras entre – do latim inter, que significa reciprocidadade – e preneur – do latim prehendre, que significa comprador. Dessa forma, “a combinação das duas palavras, entre e comprador, significa simplesmente intermediário”, afirma Degen.
No livro, Degen cita o mercador e explorador Marco Pólo como um bom exemplo de empreendedor no sentido de intermediário. Aventureiro, Marco Pólo foi um dos primeiros europeus a percorrer, para fins comerciais, “o caminho da seda” para a China, no século XIII. Como era costume na época, Pólo assinou contratos com banqueiros-capitalistas que forneciam os recursos financeiros para os seus empreendimentos e depois compravam todos os produtos que ele trazia das viagens.
Os banqueiros, explica Degen, eram os “precursores das atuais empresas de capital de risco”. Eles previam juros de 22% sobre o capital investido e eram “os tomadores passivos do risco financeiro”. Já Marco Pólo era o mercador-aventureiro com papel ativo, que assumia todos os riscos comerciais e pessoais nas viagens e, ao final de sua jornada, ficava com parte dos lucros do empreendimento.
Tomando o caso de Marco Polo, é possível definir empreendedor, em qualquer época, como aquela figura que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento. A realização do empreendedor é ver sua ideia concretizada em negócio.
O que é empreendedorismo?
O empreendedorismo é uma característica. Empreendedorismo é identificar mudanças e criar novas oportunidades, também pode ser visto como desenvolver algo diferente, inovar. Para ser um empreendedor, não precisa necessariamente ter um negócio, pessoas podem empreender em casa, na família, na escola. O empreendedorismo trata de criatividade, da solução de problemas e de visão estratégica.
O empreendedorismo pode ser decifrado como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também pode ser entendida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio.
Empreender significa superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Não somente isso, é preciso um aporte técnico, já que fluxo de caixa, planejamento financeiro e de marketing, gestão de estoque e de pessoas, são competências necessárias para um combo de sucesso.
Característicasdo empreendedor
As características do empreendedor podem ser desenvolvidas com muito empenho e dedicação, as competências podem ser aprendidas. Para empreender, não basta ter uma grande ideia, é preciso criar, manter e sustentar. Algumas características são essenciais aos empreendedores:
Criatividade
Iniciativa
Pensamento estratégico
Autoconfiança
Otimismo
Resiliência
Adaptação
Manejo da ansiedade e riscos
Desejo de protagonismo
Empreended
Espero ter ajudado (。◕‿◕。)