(Ufma 2007)
“A solução da antinomia do gosto encontra aqui sua
explicação e seu significado. Contrariamente ao que afirma o
racionalismo clássico, o juízo de gosto não se fundamenta
em conceitos (regras) determinados: portanto, torna-se
impossível ‘disputar’ acerca dele como se tratasse de um
juízo de conhecimento científico. No entanto, ele não se
limita a remeter à pura subjetividade empírica do
sentimento, porque se baseia na presença de um objeto,
que se é belo (...), desperta uma ideia necessária da razão
que é, enquanto tal, comum à humanidade. Portanto, é em
referência a essa ideia determinada (..) que é possível
‘discutir’ o gosto e ampliar a esfera da subjetividade pura
para visar uma partilha não dogmática da experiência
estética com outrem enquanto outro homem”
(LUC FERRY: Homo aestheticus: a invenção do gosto na era
democrática).
A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que:
a) o dito “questão de gosto não se discute” tem sentido,
uma vez que o gosto não é objeto científico.
b) os juízos de gosto concorrem para a constituição da
cultura e da socialidade.
c) se pode e se deve discutir e formular juízos de gosto,
embora sirvam apenas como exercícios teóricos.
d) o discutir sobre o gosto é condição suficiente para o
entendimento entre as subjetividades.
e) o autor aponta um outro critério científico, além dos
métodos científicos conhecidos.
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Resposta letra: A O dito “questão de gosto não se discute” tem sentido, uma vez que o gosto não é objeto científico.
Espero ter ajudado e bos estudos :)
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