É correto afirmar que a base da economia na Mesopotâmia e no Egito antigo era pautada no regime das cheias dos rios Tigre, Eufrates e Nilo, respectivamente? Explique.
Respostas
A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada. Dessa forma, a tecnologia agrícola desses povos exigia a elaboração de um sofisticado sistema de irrigação e drenagem controlada pela construção de diversos diques e barragens.
Ao mesmo tempo, é importante salientar que a disponibilidade de terras férteis na Mesopotâmia não era homogênea. Em contraste às férteis planícies meridionais, a porção norte do território possuía um solo árido e extremamente acidentado. Esse contraste motivava, por exemplo, muitos pastores assírios a invadirem terras ao sul em busca de alimento. Outro ponto de importante destaque era o papel desempenhado pelo Estado no desenvolvimento da agricultura na região.
Então se você tem um solo fértil sua economia será alta, mais se você não tem um solo fértil, mais um solo seco, ruim para plantação, sua economia será muito baixa. Na Mesopotâmia e no Egito tudo depende do solo e dos Rios.