2) Em relação à Língua ser um exemplo de Patrimônio Cultural, podemos afirmar que todas as alternativas
abaixo estão corretas, exceto:
a) A língua de um povo é símbolo de sua identidade.
b) A cultura de um povo está ligada à língua, pois é por meio dela que ocorre a comunicação e interaçã
entre as pessoas.
c) A Língua de um povo é chamada de materna pois é herdada dos ancestrais.
d) Há muitos falantes da Língua Portuguesa, por isso não há necessidade de preservá-la.
Respostas
Resposta: 2) Muitas vezes, a palavra “cultura” é relacionada com um tipo específico de arte: a erudita. Além da arte, a cultura também inclui o conhecimento, as crenças, a lei, a moral, os costumes e hábitos de uma sociedade. Ou seja, todos que convivem com outros indivíduos em comunidade são pessoas cultas.
A cultura gera um sentimento de pertencimento e se relaciona com valores, crenças e visões de mundo. Essa identidade cultural representa a memória do povo durante muitos séculos e varia conforme o tempo.
A)Partindo da ênfase recente que a teoria das nações vem dando ao caráter imaginado ou "construído" da comunidade nacional, este artigo procura estabelecer pontes com a teoria antropológica e analisar as implicações desse movimento para uma antropologia das identidades étnicas e nacionais. Em particular, seguindo a boa tradição empírica da disciplina, procura-se avaliar essas considerações teóricas tendo em vista possíveis desenvolvimentos da etnografia da formação e das políticas de identidade em contextos nacionais. Nesse sentido, é aqui esboçado o projeto de uma "antropologia do discurso", exemplificada com materiais A oriundos de pesquisas sobre identidade nacional na Alemanha e no Brasil. análise desses dois casos conduz à proposição de uma distinção teórica entre construção da identidade nacional centrada no discurso (Alemanha) e centrada nos símbolos (Brasil).
b)O PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – é uma base desenvolvida pelo Governo Federal, na qual educadores encontram referências para preparar suas aulas em todas as disciplinas e séries escolares. Aqui, a intenção é expor algumas ideias encontradas a partir da leitura do PCN no que diz respeito à Língua Portuguesa.
A linguagem e participação social têm estreita relação com o domínio da língua, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso a informações, expressa e defende seu ponto de vista, partilha e/ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo contribui para a formação de cidadãos. A linguagem pode estar em várias praticas sociais, e é produzida numa conversa de bar, numa lista de compras, numa carta.
A Língua evolui a cada momento histórico. A partir desta perspectiva, ela é um sistema de signos históricos e sociais que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero; que constitui formas diferentes de enunciados disponíveis na cultura, caracterizado por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Os gêneros dão forma ao texto e é por isso que quando um começa com “Era uma vez” não há dúvidas que aí encontra-se um conto. Diante de “Senhoras e senhores”, a expectativa é ouvir um pronunciamento. E assim por diante.
C)Língua materna (também língua nativa)é a primeira língua que uma criança aprende e que geralmente corresponde ao grupo étnico-linguístico com que o indivíduo se identifica culturalmente. Por exemplo, uma criança descendente de portugueses mais facilmente irá adotar a língua que os seus pais utilizam devido às suas origens. Em certos casos, quando a criança é educada por pais (ou outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna, configura-se então uma situação de bilinguismo.[1]
A expressão língua materna provém do costume em que as mães eram as únicas a educar os seus filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe seja a primeira a ser assimilada pela criança, condicionando seu aparelho fonador àquele sistema linguístico. A aquisição da língua materna ocorre em várias fases. Inicialmente, a criança regista literalmente os fonemas e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os reproduzir. Em seguida, começa a produzir sons e entonações até que seu aparelho fonador permita-lhe a articular palavras e organizar frases, assimilando contemporaneamente o léxico. A sintaxe e a gramática são integradas paulatinamente dentro deste processo de aprendizagem.[2]
D)Existem diferentes fatores que podem colocar a língua em perigo de extinção. Um ocorre quando uma língua não é mais ensinada para as crianças da comunidade, ou pelo menos para um grande número delas. Nestes casos, o restante dos fluentes falantes da língua são, geralmente, os membros mais antigos da comunidade, e quando eles morrem, a língua morre com eles.
Crianças falantes não são suficientes para garantir a sobrevivência de uma língua, no entanto. Se as crianças que não falam a língua são transferidas para outra área onde ela não é falada, a língua se torna ameaçada de extinção. Questões políticas e militares também podem comprometer um idioma.[1]
Explicação:esta ai Amigo