Respostas
Resposta:
Um estudo publicado neste domingo (7) aponta que a poluição do ar pode ter influência direta sobre os recifes de corais porque reduz a incidência de raios solares sobre o oceano, o que desequilibra os ecossistemas marinhos. ... Dessa forma, a redução da quantidade de luz no mar enfraquece os corais.
Resposta:
Um estudo publicado neste domingo (7) aponta que a poluição do ar pode ter influência direta sobre os recifes de corais porque reduz a incidência de raios solares sobre o oceano, o que desequilibra os ecossistemas marinhos. ... Dessa forma, a redução da quantidade de luz no mar enfraquece os corais
Explicação:
Ao longo das últimas décadas, pesquisadores em todo o mundo têm se dedicado a estudar os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos. Entre os organismos marinhos, um dos mais afetados são os recifes de corais que, consequentemente, prejudicam a sobrevivência de outras espécies.
Em 1998, uma grande onda de calor aqueceu os oceanos e matou 16% dos corais em todo o mundo. O aumento da temperatura, que segundo os cientistas foi causado pelo El Niño, foi considerado o primeiro grande evento mundial de branqueamento de corais. O desastre se repetiu em 2010 e, de acordo com a Organização Norte-Americana de Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), neste ano deve acontecer a terceira leva de perda.
A estimativa dos pesquisadores é de que o aumento nas temperaturas ocasione a perda de 38% dos corais em todo o mundo, isso seria equivalente a 12 mil quilômetros de recifes afetados.