Respostas
Resposta:
O álcool no organismo: como ele atua
Chegando ao cérebro, o efeito do etanol é primeiramente excitatório, liberando serotonina, um neurotransmissor associado à alegria e satisfação, sendo que as pessoas ficam desinibidas e até mais corajosas.
Ao ser ingerido, o álcool é absorvido pelo estômago para a corrente sanguínea, o que leva 30-90 minutos. Por meio do sangue, o etanol se espalha para as mais diversas partes do corpo, atingindo todas as células.
Explicação:
A bebida alcoólica está presente na vida de muitas pessoas, desde as que bebem apenas socialmente até aquelas que já têm dependência alcoolica. O consumo exagerado é alarmante e os efeitos do álcool no organismo são catastróficos para a saúde.
Apesar de ser legalmente liberado para uso, o alcool é uma droga psicoativa, ou seja, ele atua diretamente no cérebro, causando problemas, também, em diversas outras estruturas do corpo humano.
No entanto, passado esse primeiro momento, o álcool começa a deprimir o sistema nervoso central por aumentar as quantidades do neurotransmissor GABA, o que pode causar até a perda da consciência.
Em doses elevadas, o etanol pode causar risco elevado de envenenamento, sendo que algumas vezes essa situação provoca a morte por parada cardiorrespiratória de quem consumiu exageradamente