O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) “afeta geralmente indivíduos com mais de 40 anos de idade, embora casos pediátricos e em adultos jovens estejam rapidamente aumentando. A obesidade constitui o único fator de risco mais importante, e mais de 80% dos pacientes com DM2 são obesos. Em geral, a doença desenvolve-se de modo gradual, sem qualquer sintoma óbvio no início. Com frequência, é diagnosticado pela presença de níveis elevados de glicemia em exames de triagem de rotina, após a doença se tornar suficientemente grave para causar poliúria e polidipsia” (GOLAN et al., 2014, p. 1116). Para o tratamento do DM2, vários medicamentos estão disponíveis no mercado, como, por exemplo, o grupo que age reduzindo a produção hepática de glicose com menor ação sensibilizadora da ação insulínica.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1116.
Com relação ao mecanismo de ação citado acima, marque a alternativa que apresenta o grupo farmacológico correspondente e um exemplo de fármaco pertencente a essa classe.
Inibidores da α-glicosidase e acarbose.
Glitazonas e pioglitazona.
Biguanida e metformina.
Metiglinidas e nateglinida.
Sulfonilureias e clorpropamida.
Respostas
Resposta: Biguanida e metformina.
Explicação: A biguanida é o grupo farmacológico que exerce seu efeito na redução da glicose sanguínea, através da redução da produção hepática de glicose com menor ação sensibilizadora da ação insulínica. A metformina é um exemplo de fármaco pertencente a essa classe.
A redução na produção hepática de glicose é resultado da ação dos medicamentos conhecidos como biguanidas, estes promovem a gliconeogênese- que consiste na produção de glicose, mas nesse caso não são utilizadas as fontes tradicionais, como a alimentação. Sendo assim, através dessa gliconeogênese, a produção de glicose no fígado diminui, assim, a absorção é diminuída, portanto, a alternativa correta é a C.
A diabetes e o mecanismo de ação das biguanidas e suas características
A classe das biguanidas tem como principal representante a metformina, esse medicamento é o primeiro tratamento indicado para um paciente diabético, haja vista que o seu mecanismo de ação é eficaz, e o custo benefício dele também.
Os medicamentos da classe da metformina agem controlando a glicose do organismo, todavia, eles não agem controlando a liberação da insulina, mas sim promovendo o controle através da gliconeogênese.
Leia mais sobre A diabetes e o mecanismo de ação das biguanidas: https://brainly.com.br/tarefa/28069416
#SPJ2