Respostas
Eram cidades independentes, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.
espero ter ajudado ;)
Resposta:
As cidades-estado foram uma forma de organização política e social que fizeram parte do mundo antigo.
Embora houvesse diferentes pólis, elas apresentavam formas de organização social semelhantes, o que conferiu certa integração para a região.
É preciso lembrar que neste momento o Mar Mediterrâneo já estava conectado e a partir dele se efetivavam muitas trocas comerciais e, portanto, também culturais.
que se apresentava de forma diferente no fenômeno das cidades-estado era a concentração de riquezas, especialmente baseada na propriedade privada.
Neste cenário percebe-se que o ponto central para compreender a formação da sociedade neste tipo de experiência se dava pela posse de terras e pela divisão do trabalho, que gerava uma interdependência entre os indivíduos que nela viviam.
As cidades-estado baseavam-se na terra, nas relações de trabalho e no comércio e havia incentivo à propriedade privada.
O grupo dos artesãos, por exemplo, cresceu consideravelmente não só pelo domínio e aperfeiçoamento das produções em ferro como também pela divisão das etapas do trabalho artesanal.
Pela produção dos artesãos o campesinato passou a ter acesso a armas de guerra, e essa relação faz-nos perceber a interdependência entre os grupos sociais.
estratégia de traçar uma relação entre crença e cidade foi fundamental para o estabelecimento do sentimento de pertencimento a um local, a uma pólis.
Explicação: