2- Quando foi criada, a União Europeia possuía 12 países membros. Hoje conta com 28 países membros. Assinale a alternativa que cita o principal capítulo no processo de expansão da União Europeia: *
5 pontos
Oito países do antigo bloco socialista foram aceitos na união em 2004.
A Alemanha aderiu em 1995, ampliando a influência econômica da união.
A Rússia entrou em 2001 e garantiu a autossuficiência energética da união.
Os microestados - como Malta, Mônaco e Vaticano - passaram a ser tutelados pela união em 1999.
Respostas
Resposta:
Em 1995, mais três países integraram a UE: Suécia, Finlândia e Áustria. Tratava-se, a partir de então, da Europa dos 15.
Em 2004, integraram o bloco as ilhas de Malta e Chipre. Além disso, alguns países do antigo bloco socialista soviético também ingressaram na UE (Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e Bulgária) e três antigos países da União Soviética (Estônia, Letônia e Lituânia). Em 2007, Bulgária e Romênia também aderiram ao bloco, que passou a ser a Europa dos 27.
Mapa com os países que atualmente compõem a Europa dos 27
No dia 1 de julho de 2013, a Croácia também foi integrada à União Europeia, tornando-se a Europa dos 28. O país da Península Balcânica, que antes fazia parte da extinta Iugoslávia, havia um pedido de integração em tramitação desde o ano de 2003, completando, portanto, dez anos de negociações antes de sua total adesão. Espera-se que em breve os croatas adotem o euro como a sua única moeda.