Respostas
Resposta:
O termo lúdico vem do latim ludus e significa brincar, jogar.
O lúdico é carregado de som, movimento e imaginação. E é neste universo, que a criança, pula, brinca, desenha, pinta, canta, dança, representa cria e recria o faz-de-conta.
A música tem um caráter extraordinário no mundo infantil, porque ela se faz presente antes mesmo da palavra. É ainda na vida intrauterina, que o futuro bebê já consegue ouvir sons, como as batidas do coração da sua mãe. Mais tarde, percebe-se que o próprio corpo produz diversos sons. E à medida que vai se desenvolvendo pode despertar interesse por instrumentos musicais ou simplesmente cultivar o hábito de cantar e até dançar.
Há muitas brincadeiras cantadas passadas de geração em geração e que devem ser exploradas na escola como formas de expressão corporal que resgatam o folclore, sendo representadas pela associação da música e do movimento. Escravos de Jô, Marcha soldado e Ciranda-cirandinha são algumas cantigas que, associadas as diferentes formas do movimentar-se, caracterizam-se como brincadeiras cantadas de importante contribuição educacional.
Os contos de fadas e demais histórias infantis também levam a criança a desvendar mistérios e identificarem-se com determinados personagens dos quais podem representá-los numa brincadeira, buscando referências para a formação de sua identidade ou apenas pelo prazer de vivenciar tal história.
Em meio às brincadeiras, a criança não tem medo de errar e assim pode processar o conhecimento com prazer. Brincar em meio às danças, as cantigas de roda e poemas, lendas e mitos, amplia o pensar sobre o mundo.
Piaget e Vygotsky são referências do universo lúdico. Para conceituar a ação de brincar, Piaget utilizava a palavra jogo, e Vygotsky a palavra brinquedo.
Piaget desenvolveu toda sua concepção de infância observando o comportamento lúdico infantil. Descrevia que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, imprescindível à prática educativa.
Além disso, afirmava que a criança ao brincar criava uma situação imaginária onde sempre existiam regras.
Em sala de aula, à medida que o lúdico é vivenciado e valorizado, a criança passa a ter oportunidade de interagir com o outro e com o conhecimento.
Esquema do universo lúdico:
Universo lúdico → Brincar → brincadeira → brinquedo → jogos