me ajudem, é urgente e eu não entendo aa
1) O Império Romano era caracterizado pelo desenvolvimento da vida urbana, tanto em Roma com nas inúmeras cidades fundadas pelos soldados romanos durante a expansão de seus domínios, que compreendiam o norte da África, Ásia Menor e boa parte do continente europeu. Como podemos explicar o processo de ruralização da Europa ocorrido durante a Idade Média.
2) Podemos afirmar que, durante o feudalismo, a riqueza e o poder estavam atrelados à posse de terras? Justifique.
3) De que forma a ideologia católica controlava e justificava a ordem social vigente durante o período feudal? Que classes eram essas e quais suas posições sociais?
4) Sobre o fim do feudalismo, elabore um pequeno texto abordando os seguintes aspectos: desenvolvimento agrícola, renascimento urbano, desenvolvimento comercial.
Respostas
Resposta:
2) Podemos afirmar que, durante o feudalismo, a riqueza e o poder estavam atrelados à posse de terras? Justifique. > A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente
3) De que forma a ideologia católica controlava e justificava a ordem social vigente durante o período feudal? Que classes eram essas e quais suas posições sociais? > A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada como a principal força de trabalho dos feudos.
4) Sobre o fim do feudalismo, elabore um pequeno texto abordando os seguintes aspectos: desenvolvimento agrícola, renascimento urbano, desenvolvimento comercial. > No século X, o feudalismo atingiu o seu auge, tornando-se uma forma de organização vigente em boa parte do continente europeu. A partir do século seguinte, o aprimoramento das técnicas de produção agrícola e o crescimento populacional proporcionaram melhores condições para o reavivamento das atividades comerciais. Os centros urbanos voltaram a florescer e as populações saíram da estrutura hermética que marcou boa parte da Idade Média.
A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior à dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.