Respostas
Resposta:
O lobo temporal é uma parte do cérebro exclusiva dos primatas, sendo maior no ser humano, acomodando 17% do córtex cerebral. As principais funções relacionadas a este lobo incluem audição, olfato, função vestibular, memória, interpretação de imagens, linguagem e comportamento emocional.
Explicação:
Resposta:
Funções associadas ao uncus cerebral:
O uncus participa e estaria associado principalmente a funções relacionadas ao sistema límbico e ao olfato.
1. Participação na memória
Participar da codificação da memória de trabalho e contribuir para sua consolidação. Também foi observado que contribui para o registro de novas informações na forma de memórias, estando envolvido na memória anterógrada.
2. Consciência autonoética
O uncus e suas conexões nervosas tenham um alto nível de relacionamento com a consciência autonoética, isto é, através da qual construímos a história de nossa vida colocando-nos neles.
3. Processamento de informação olfativa
Outra de suas funções está ligada ao sistema olfativo, processando e transmitindo suas informações. A hiperestimulação do uncus pode gerar causa a existência de alucinações olfativas. Também é responsável pelo fato de que, antes ou durante uma crise epilética, podem surgir estranhas sensações olfativas.
4. Navegação espacial
Por fim, também está relacionado à navegação espacial, contribuindo para a formação de mapas cerebrais e a capacidade de se orientar.
5. Humor e ansiedade
O fato de estar conectado ao sistema límbico faz com que o uncus esteja relacionado à regulação do humor e da ansiedade, e pode haver alterações relacionadas a esses elementos se estiver danificado.