• Matéria: Sociologia
  • Autor: tigresafado81
  • Perguntado 9 anos atrás

Por que os movimentos sociais no Brasil normalmente são vistos, como grupos de baderneiros, desocupados ou perturbadores da ordem social? Comente a razão desses pensamentos.

Respostas

respondido por: PMussi
1
Já notou a bandeira do Brasil? Imagino que você deva saber qual a frase nela escrita "ORDEM E PROGRESSO". Com o mínimo de sociologia você aprende que essa frase deriva de um pensamento positivista, que origina com o francês Auguste Comte, o pai da sociologia. Auguste nasceu e viveu em uma época em que havia muitas guerras, e esse cenário de conflito o levou a criar e acreditar na ideia de que a evolução ou seja o progresso de algum lugar só acontece com a manutenção da ordem. Essa é uma visão presente ainda hoje em nossa sociedade, que enxergam os movimentos sociais como conflitantes,pois eles contestam dogmas vigentes que foram impostos no intuito de impor ordem. Eles 'balançam' a estrutura, por vezes mudam a rotina, contestam ou reivindicam ideais, entre outras coisas que são vistas como perturbadores da ordem social. Além disso, sempre há a participação de vândalos nesses movimentos, ainda que não estejam ligados com os organizadores e com as intenções do evento. Isso também cria aquele receio e preconceito por parte das pessoas em relação a manifestações e movimentos.

tigresafado81: muito obrigado, me ajudou bastante.
PMussi: imagina por nada, se quiser se aprofundar mais no conceito é só pesquisar sobre o positivismo, passei de maneira bem sintetizada e resumida aí.
tigresafado81: ok
Perguntas similares