A FESTANÇA NA FLORESTA
Foi assim: os animais das matas até que estavam ocupados e calmos em relação a seus deveres, pois o dever do animal é existir. Mas eis senão quando surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. Como o sabiá, a quanto se sabe, canta pelo mero prazer de cantar, ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade. E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidava não dizia quem era, mas todos desconfiaram que a ideia vinha da rainha das selvas brasileiras, a onça, mandachuva que era. Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade. Até a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até óculos usava, foi convidada com os seus filhotes. Quanto às filhas do macaco, doidas para namorar e enfim casar, enfeitaram-se tanto e com tantas bugigangas que pareciam umas – é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas. E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado: apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio para chamar atenção. A noite estava toda iluminada por milhares de vagalumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas. Quanto à orquestra, fiquem certos de que era da melhor qualidade: uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa os mais belos grunhidos da mata. Clarice Lispector, Doze lendas brasileiras (Rio de Janeiro: Rocco,1999.) Leia o texto atentamente e responda:
qual é o enredo do gênero acima?
Respostas
Resposta:
O enredo do gênero acima fala sobre a festa na qual todos os animais foram convidados.
Explicação:
O enredo é sempre o que o conto/história está falando ou está sendo contado.
O enredo do gênero do texto é sobre uma festa que aconteceu no meio da floresta, entre todos os animais, durante uma noite.
No texto, é mencionado que durante um dia comum onde os animais estavam apenas "existindo", começou a se ouvir um canto de um sabiá, que canta bastante sobre essa tal festa, onde todos os outros animais estavam convidados.
Era apenas um boato, mas que se espalhou rapidamente. Portanto, um certo tempo depois todos os animais da floresta já sabiam da existência da festa. Ela aconteceu à noite, sendo iluminada pelo vagalumes.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/28414477