• Matéria: Ed. Física
  • Autor: cibelyoli949
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que as novas tecnologias nos levam a uma vida mais sedentária​

Respostas

respondido por: luanaareco33
2

Resposta:

 A sociedade contemporânea encontra-se envolvida por um elo tecnológico, nossas vidas são tomadas por quase que uma onipresença desses recursos. Essa é chamada sociedade tecnológica. Praticamente em todas as áreas gravitacionais das realizações da atual coletividade, encontram-se dispositivos informáticos ou telemáticos mediando e interferindo nas transações, comunicações e relações interpessoais e interorganizacionais. Eles imprimem normas, conceitos e procedimentos até pouco tempo desconhecidos e ainda hoje não absorvidos por muitos.

   A maior parte da sociedade atual já é controlada por dispositivos tecnológicos e grande parcela desta não se da conta ou não tem consciência desse fato e de suas conseqüências. Somente para ilustrar, citaremos mais algumas situações cotidianas de tal controle. Quando necessitamos retirar de caixas eletrônicos determinado valor, utilizamos um cartão magnético para efetuar os saques. A possibilidade de retirar as cédulas em um posto de auto-atendimento - já que o fato acontece em um horário em que as agências se encontram fechadas - é um grande "auxílio" que a tecnologia nos proporciona, sem dúvida. Ocorre, porém, que ao tentar sacar a quantia, o indivíduo tem que optar por retirar um valor preestabelecido, muitas vezes discordante de sua vontade, pois o equipamento não opera com qualquer montante desejado. Ele é compelido a acatar o proposto, já que necessita do dinheiro, mas fica a questão a respeito do poder de decisão do indivíduo sobre o seu capital, controlado por um operador automatizado que, naquele momento, tem maior autoridade, sobre um bem que não lhe pertence, que o próprio correntista.

   O certo é que as máquinas automatizadas, informáticas e comunicacionais já nos cercam em todos os lugares, impondo seu ritmo, suas normas, nos excluindo de muitos processos caso tentemos resistir a sua implantação.

   Portanto, não se pode deixar de analisar e criticar, sem apologias, o quadro abstruso em que nos encontramos atualmente: a imposição das técnicas, uma após outra, num ritmo que a maior parte da população não tem como absorver.

Sedentarismo

   O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva, pois do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

   A atividade física é tudo aquilo que envolve contração muscular de qualquer tipo, que pode ou não levar ao movimento, independente da finalidade. Podemos dizer que qualquer movimento executado pelo nosso corpo é considerado uma atividade física. E quando falamos de atividade física, as vezes nos vem logo o pensamento de exercícios, como caminhada, natação, musculação entre varias outras, mas a separação entre exercício intencional e organizado e atividade física é complicada. Ao andar pela rua até a caixa do correio estamos sendo ativos, mas simplesmente por estarmos realizando esta ação para executar uma tarefa, ao invés de fazê-la para a aptidão física.

   O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente ativa do ponto de vista físico e a vida moderna mudou radicalmente esta perspectiva. Na Pré-história o homem tinha dois objetivos para manter sua sobrevivência, o primeiro era o da caça para se alimentar, e o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar estas tarefas seu organismo foi gerando adaptações, conseguindo músculos e ossos mais resistentes, um sistema cardíaco e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia chegou (Neto, 2003).

   Atualmente nos deparamos com as pessoas horas e horas sentada em frente um computador, ou deitadas na frente da televisão com vários controles remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inatividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre ativo, foi enfraquecendo, porque ele não precisava mais de seus músculos para correr, de seu coração para bombear grandes quantidades de sangue, de suas articulações para amortecer grandes impactos.

Explicação:


evandra77qq: A sociedade contemporânea
Perguntas similares