• Matéria: Pedagogia
  • Autor: neiajardim
  • Perguntado 9 anos atrás

1)
A educação é o processo constituinte da experiência humana e a escolarização é um dos recortes do processo educativo mais amplo. Na escola a Diversidade pode ser reconhecida como um dos elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse cotidiano, se apresentam diferenças étnico-raciais, idades e culturas, perpassando todos os níveis e modalidades de ensino. Nesse enfoque podemos considerar a educação disponibilizada pela escola como:
Alternativas:
a)
Educação Informal, componente essencial da Educação Básica,
b)
Educação Não-Formal, auxilia na formação passiva do cidadão,
c)
Educação Formal, que possibilita aprendizagem sobre os conteúdos historicamente sistematizados,
d)
Educação Social, segue rigorosamente a ordem hierárquica e autoritária da educação supletiva,
2)
Ao tratar sobre a Educação que se realiza no espaço escolar, considere a alternativa que não apresenta, característica da educação formal:
Alternativas:
a)
Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial,
b)
Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96),
c)
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
d)
Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
3)
A partir da década de 1950, Freire contribuiu com o marco teórico na Educação de Adultos. Instigou um repensar sobre a EJA que unia pela primeira vez a especificidade da Educação, relacionando-a com: a quem educar, para que e como educar, seguindo o princípio de que a educação era:
Alternativas:
a)
Agrupamento de pessoas, seguindo apenas os dogmas da igreja,
b)
Um ato político, podendo servir tanto para a submissão como para a libertação do povo,
c)
História idealizada e indicada pelas Diretrizes Curriculares,
d)
Abordagem progressista indicando educação lúdica para alunos da primeira infância,
4)
Para responder a questão, leia as afirmativas, apresentadas abaixo, em seguida assinale a alternativa INCORRETA:
I) No Brasil, desde a Colônia, posteriormente Império e Primeira República, vê-se através da história; grande preocupação do governo, ligada ao atendimento às classes populares, no que se refere principalmente a educação.
II) O modelo de ensino apoiado pelo Sistema educacional brasileiro, carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". O quê deixa restrito aos pobres a oferta de uma educação elementar enquanto a elite é privilegiada com o ensino superior.
III) Por volta de 1920, durante a República o panorama educacional brasileiro apontava que mais de 72% de sua população era composta de sujeitos analfabetos.
IV) Interpretando as políticas educacionais da década de 1940, expressa nas campanhas de "erradicação do analfabetismo", fica o entendimento de que o adulto analfabeto representava uma doença e uma vergonha a ser banida da sociedade.
Alternativas:
a)
Todas as afirmações são Incorretas.
b)
Somente II é Incorreta.
c)
Somente IV é Incorreta.
d)
Somente I é Incorreta.
5)
Historicamente, seguindo as políticas educacionais da década de 1940, expressa nas campanhas de "erradicação do analfabetismo", fica o entendimento de que o adulto analfabeto representava uma doença e uma vergonha a ser banida da sociedade. Isso se deveu ao fato dos analfabetos apresentarem característica específica, no que se refere à educação escolar. Quando relacionado ao trabalho escolar o analfabeto, era entendido como:
Alternativas:
a)
Ser desprovido de bens materiais, por falta de afinidade com sua cultura,
b)
Sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome,
c)
Individuo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente,
d)
Cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente,

Respostas

respondido por: marizeterottava
6
1=a
2=d
3=e
4=a
5=b
não tenho certeza estou esperando ,para ver se alguém mais fez

neiajardim: ok
neiajardim: como e na 3
neiajardim: é c
Perguntas similares