Sabe-se que a queda da bolsa americana deflagrou a crise econômica a partir de 1929. Nesse contexto, compare a crise atual (crise do coronavírus que atingiu em cheio a economia) com a de 1929. Seu texto deve contemplar os seguintes itens:
a) Explique a importância dos Estados Unidos no contexto mundial da crise de 1929.
b) Apresente a razão do plano de ideias de Keynes ser importante na análise dos efeitos da crise de 1929.
c) Relacione, com base no keynesianismo, o papel do Estado com a iniciativa privada no cenário da década de 1930.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) Durante o início do século XX, os Estados Unidos transformaram-se no grande paradigma de consumo e prosperidade material do mundo. Nações inteiras tinham sua balança comercial arraigada na onda de consumo e na concessão de empréstimos feita pelos cofres do Tio Sam.
b) Os EUA possuia um Estado liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal. A ideia de keynes defendia a intervenção do Estado para a regulação da economia, o que foi útil para a solução do grande problema em que se encontrava o país na época.
c )O New Deal foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.