que a viagem de Darwin, o Arquipélago de Galápagos e o estudo dos Tentilhões têm de importante para o Estudo de Evolução?
Respostas
Com isso Darwin investiu no seu livro "A Origem das Espécies", que se baseia na seleção natural e foi publicado em 1859. Esse foi o livro mais vendido daquele ano, com uma tiragem de 1.250 exemplares. Apesar das provas detalhadas apresentadas nessa publicação, que tornaram o conceito de evolução cientificamente respeitável, as ideias de Darwin encontraram fortes oponentes, tanto na comunidade científica, quanto na religiosa.
Muitos cientistas acreditavam que a teoria era incapaz de explicar a origem da variaçã
o entre as espécies e indivíduos de uma mesma espécie. As igrejas se sentiam afrontadas pois as ideias de Darwin, a princípio, contrariavam a criação divina.
Sua teoria passou a ser totalmente aceita pelo meio científico apenas no século 20, depois das descobertas de Johann Gregor Mendel (1822 -1884), um monge austríaco que se dedicava à botânica. Mendel descobriu a transmissão hereditária dos caracteres, a qual só ficou conhecida no início do século 20 quando outros botânicos que faziam pesquisas independentes encontraram suas publicações na Sociedade de Brünn.
Em 1997 o papa João Paulo 2o reconheceu a inexistência de conflito entre a religião católica e a teoria de Darwin, a qual revolucionou definitivamente a compreensão do homem sobre a existência da vida no planeta. Algumas igrejas protestantes, de caráter fundamentalista, em especial nos Estados Unidos continuam a se opor veementemente ao darwinismo.