Respostas
Resposta:
O termo bullying surgiu na Noruega, na década de 80. Ele vem da palavra inglesa bully, que significa ameaçar, intimidar, amedrontar, e afins. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega.
Consequências psicológicas do bullying
Crianças alvo de bullying sofrem de ansiedade, estresse e experimentam fortes sensações de medo, principalmente quando na presença de algum dos seus agressores. Esses sintomas, em casos mais graves e prolongados, podem levar o menor a desenvolver quadros de depressão e outros transtornos mentais.
Consequências físicas do bullying
Em geral, os efeitos físicos do bullying se dão em casos mais graves e principalmente de agressões prolongadas. As principais consequências são doenças psicossomáticas, automutilação e, em caso de avanço sem tratamento da depressão, suicídio. Além disso, estudo da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou a associação entre o bullying e o consumo de álcool e drogas ilícitas por parte de adolescentes, o que pode provocar uma série de outros problemas físicos a médio e longo prazo.