Qual a principal diferença entre o pensamento de Adorno e Horkheimer e Walter Benjamin sobre a indústria cultural e aura da obra de arte?
Respostas
Resposta:
Reprodutibilidade técnica, de 1935, de Walter Benjamin, no qual o autor analisa as alterações provocadas pelas novas técnicas de produção artística na esfera da cultura, e desenvolve, como elemento principal, a tese de a reprodutibilidade técnica provocar a superação da aura pela obra de arte. Tendo como apoio o contraste do texto de Benjamin com o texto A indústria cultural: O esclarecimento como mistificação das massas, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, de 1947, e a observação da produção do cinema, da música e do livro (artes necessariamente reprodutíveis), este artigo (a) analisa a tese da superação do conceito de aura pela obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, (b) contrasta essa tese com a reflexão sobre indústria cultural de Adorno e Horkheimer e com as características da obra de arte produzida no decorrer do século 20 e início do século 21, e (c) apresenta as contribuições que podem ser retiradas dessa análise para a atual reflexão a respeito dos impactos da Internet e das tecnologias digitais sobre a produção cultural contemporânea. Como resultado principal e do qual decorre outras conclusões, o artigo considera que as técnicas analisadas por Benjamin, apesar de terem tornado a obra de arte independente de um substrato único, não a emanciparam de seu caráter aurático. Os elementos centrais da aura (autenticidade e unicidade) não foram superados, mas, ao contrário, adaptaram-se às mudanças técnicas, adaptação essa que ocorreu em torno da industrialização, a qual marcou a produção cultural no século 20.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
O "pessimismo teórico" de Adorno e Horkheimer gira em torno da função dos meios de comunicação na vida social.
Adorno, Horkheimer e Benjamin e a indústria cultural
Adorno e Horkheimer entendem que a cultura elaborada pelo sistema capitalista e pela mídia descompromissada pela sociedade pode ser vista como nefasta em relação à influência social.
Para os filósofos, a indústria cultural monopoliza a arte da massa e a utiliza para lucrar e movimentar o capitalismo na sociedade.
O "pessimismo teórico" dos autores vem por não acreditarem que a mídia comunicativa possa ser democrática, como pensava Walter Benjamin.
Saiba mais sobre Adorno, Horkheimer e Benjamin em: https://brainly.com.br/tarefa/6313656
#SPJ2