Diferencie Endemia, Epidemia e pandemia: Qual a definição de saúde mais aceita? Como preservá-la?
Respostas
Resposta:
Epidemia
Ocorre quando o número de surtos cresce, abrangendo várias regiões de determinada cidade, por exemplo. Se isso acontecer, considera-se que há uma epidemia no município — mas um surto em escala estadual.
Se o caso se espalhar para outras cidades, por sua vez, considera-se que há uma epidemia em determinado estado —, mas um surto em escala regional, e assim por diante. Um exemplo é o ebola, que passou a ser considerado uma epidemia em 2014, após atingir diversos países na África.
Pandemia
É o pior dos cenários quando o assunto são áreas infectadas: acontece quando uma epidemia alcança níveis mundiais, afetando várias regiões ao redor do globo terrestre. Para a OMS declarar a existência de uma pandemia, países de todos os continentes precisam ter casos confirmados da doença.
Antes do Covid-19, a última vez que algo do tipo aconteceu foi em 2009, quando a gripe A (ou gripe suína) foi declarada uma pandemia.
Endemia
Não está relacionada à quantidade, mas à grande frequência de casos de uma doença em determinada região. Um exemplo disso é a febre amarela: o Norte do Brasil é considerado uma região endêmica da infecção.
DEFINIÇÃO: saúde é: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade“.
COMO PRESERVAR? ai entra varias áreas como saúde mental, saúde na terceira idade, etc..
mas o mais orientado é:
1- Pratique exercícios. ...
2-Tome bastante água. ...
3- Tome sol. ...
4- Alongue-se. ...
5- Tire um tempo para cuidar da mente e espírito. ...
6- Pratique sexo. ...
8- Faça pequenas pausas durante o trabalho. ...
9 – Durma bem.
Explicação: