EXPLIQUE BEM RESUMIDAMENTE O RENASCIMENTO E O HUMANISMO
Respostas
Resposta: Humanismo
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.
Entre as principais características do humanismo destaca-se:
Período de transição entre Idade Média e Renascimento;
Valorização do ser humano;
Surgimento da burguesia;
Ênfase no antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo, etc...
Através das suas obras, os intelectuais e artistas passaram a explorar temas que tivessem relação com a figura humana, inspirados pelos clássicos da Antiguidade greco-romana como modelos de verdade, beleza e perfeição. As esculturas e pinturas agora apresentavam altíssimos graus de detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas, e o período foi marcado pela desenvolvimento de diversas técnicas.Alguns dos principais artistas humanistas da época do nascimento, seguido de algumas das suas obras são:
Literatura
Francesco Petrarca
Dante Alighieri
Giovanni Boccaccio
Michel de Montaigne
Thomas More
Pintura
Leonardo da Vinci
Michelangelo
Raphael Sanzio
Sandro Botticelli
Escultura
Michelangelo
Donatello
O Humanismo também corresponde a uma escola literária que teve preponderância nos séculos XIV e XV.
Na literatura, destaca-se a poesia palaciana (que surge dentro dos palácios), escrita por nobres que retratavam os usos e costumes da corte. Alguns escritores italianos que mais impacto causaram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).
Principalmente os empresários de lã, seda e peles, se tornaram os principais protagonistas na política e na economia e foram responsáveis pela formação de um novo mercado de arte e cultura juntamente com alguns príncipes e papas.
O Racionalismo
No qual os renascentistas eram convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência;
O Experimentalismo
No qual para eles todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica;
No qual parte do princípio do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar sua própria personalidade, talentos e satisfazer suas ambições. Esta concepção se baseia no princípio que o direito individual estaria acima do direito coletivo;
O Antropocentrismo
No qual se colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.
Todo o produto artístico medieval, já avançado foi estagnado e o que renasceu foi um passado distante não tão profundo, mas cheio de pompa e de grandiosidade.
1 PARTE
Historicamente, o Renascimento foi o período de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Culturalmente foi um movimento de retorno à cultura pagã. Houve regressão nas ciências teológicas e filosóficas principalmente.
Todo o produto artístico medieval, já avançado foi estagnado e o que renasceu foi um passado distante não tão profundo, mas cheio de pompa e de grandiosidade.
2 PARTE A intenção renascentista não era elevar a alma do homem às coisas belas, verdadeiras e justas, como faziam as artes medievais. Era simplesmente impressionar os sentidos, impactar.
A Itália foi o centro do Renascentismo, onde também surgiu o Humanismo, que substituiu o teocentrismo (uma das características da Idade Média que centrava Deus como criador e o homem como criatura) pelo antropocentrismo, que colocava o Homem no centro do universo.