Respostas
Resposta:
Assunto complexo de ser entendido como um todo, as causas da violência urbana no Brasil envolvem questões de ordem socioeconômica, política, demográfica e até mesmo cultural. Sem dúvidas, um dos principais fatores que leva ao aumento dos índices de crimes violentos é a desigualdade social.
Resposta:
Violência urbana é o conjunto de ações que infringem à lei e a ordem pública nos centros urbanos e metrópoles. ... Como desobediência à lei entende-se qualquer tipo de atitude que comprometa os bens públicos ou que atente contra a vida alheia, como assaltos, o tráfico de drogas, homicídios, etc.
Explicação:
A violência urbana é um dos tipos de violência mais comuns no mundo contemporâneo, principalmente pelo fato da maioria da população do planeta habitar áreas urbanas. Um tipo de violência urbana que é bastante frequente é a violência doméstica, onde os atos de agressão ocorrem no âmbito da instituição familiar.
Causas e consequências
Como dito, um dos principais argumentos utilizados para justificar o surgimento e desenvolvimento da violência nas cidades é o crescimento urbano de modo desorganizado. Este processo ocorre devido ao acelerado êxodo rural, levando populações inteiras a migrarem para centros urbanos que não possuem estrutura para recebê-las.
Assim, com a falta de uma infraestrutura que garanta emprego, moradia, saúde, educação, entre outras necessidades básicas, surgem uma série de crises e problemas sociais que, por sua vez, podem repercutir na marginalização e, consequentemente, na criminalização.