• Matéria: ENEM
  • Autor: srantoniomoura3816
  • Perguntado 6 anos atrás

(UEM 2014) "Ao contrário de seus contemporâneos – como Parmênides – Heráclito não rejeitava as contradições e queria apreender a realidade na sua mudança, no seu devir. Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante de nós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois: ‘Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio’, pois, na segunda vez, não somos os mesmos, e também as águas mudaram. Para Heráclito, o ser é múltiplo […] por ele estar constituído de oposições internas. O que mantém o fluxo do movimento não é o simples surgimento de novos seres, mas a luta dos contrários […]. É da luta que nasce a harmonia, como síntese dos contrários." (ARANHA, M. L. de A.Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p.287). 2.A partir desta afirmação sobre a filosofia de Heráclito, assinale o que for correto: 1 ponto a) O princípio motor do movimento é a tensão de forças contrárias entre si. b) Na Grécia arcaica ou pré-socrática, o curso dos rios não estava estabelecido, razão pela qual eles mudavam de lugar de um dia para outro. c) O princípio do devir ou da transformação contínua visa compreender a ordenação cosmológica do mundo. d) O surgimento de novos seres é explicado pela intermediação divina, criadoraex nihilo. e) A multiplicidade do real é pensada a partir do princípio lógico de não contradição entre o ser e o não ser.

Respostas

respondido por: joaovitornunesp4d76l
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Heráclito defendia a multiplicidade do ser, enquanto Parmênides defendia que o ser é apenas um.

Ao analisar as alternativas, observa-se que a letra A e C estão corretas. Veja o raciocínio:

  • a) CORRETA (x)

Para Heráclito, o que mantém o fluxo do movimento, ou seja, o motor, é a luta dos contrários.

  • b) INCORRETA

Não tem nada a ver essa alternativa.

  • c) CORRETA (x)

Heráclito, por meio dessa filosofia de multiplicidade, visava à compreensão do mundo através da razão (cosmologia).

  • d) INCORRETA

Não, como explicado na alternativa C, o devir, para Heráclito, não é mediado através da vontade divina.

  • e) INCORRETA

A não contradição entre o ser e o não ser reforça o pensamento de Parmênides. Dessa forma, está incorreto.

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