Ajudem pf
Você já ouviu falar em gordura saturada? trata-se de um tipo de gordura muito comum em carnes vermelhas, leite e seus derivados integrais. A terminologia saturada é usada, neste contexto, para designar uma cadeia carbônica que possui apenas ligações simples entre seus átomos de carbono.
Para cadeias que exibem uma ou mais ligações duplas(ou triplas), usa-se o termo insaturada. Esse tipo de gordura geralmente se apresenta como óleo.
Fale sobre os benefícios e malefícios do uso dessas gorduras para a saúde humana.
Respostas
Resposta:
A presença de gorduras saturadas na alimentação é geralmente associada a problemas graves de saúde como obesidade, colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Devido a sua característica sólida e hidrofóbica, as gorduras saturadas não dissolvem no sangue e acumulam com mais facilidade nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo formar placas de gordura que entopem os vasos. Esse acúmulo prejudica a circulação e pode gerar hipertensão, o que induz o endurecimento, perda de elasticidade e espessamento progressivo das paredes das artérias, condição conhecida como arteriosclerose.
Além disso, acredita-se que o consumo desse tipo de gordura favorece o aumento do “colesterol ruim”. Essas moléculas de colesterol são caracterizadas pelo transporte feito por um tipo de lipoproteína (lipoproteínas de baixa densidade ou do inglês LDL) que o leva do fígado até outras partes do corpo. Com o aumento do colesterol total, crescem os níveis de LDL no sangue, o que pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos e a formação de placas arterioscleróticas. As obstruções prejudicam o sangue de fluir normalmente e ainda podem ter como consequência quadros de infarto e AVC.
Apesar disso, os cientistas ainda não chegaram em um consenso se há mesmo uma relação entre o consumo de gorduras saturadas com colesterol alto e doenças cardiovasculares, com alguns estudos recentes contestando essa ideia. Esses estudos incluem grandes revisões e mostram que não há associação entre o consumo de gorduras saturadas e o aumento do risco de doenças cardíacas, infartos, derrames e diabetes. Inclusive há estudos que observaram que o consumo de gorduras saturadas pode estar associadas a menor progressão da arteriosclerose. O que acontece é que a ingestão de gorduras saturadas também favorece o chamado “colesterol bom”, pois aumenta os níveis de lipoproteínas de alta densidade (ou do inglês HDL), que fazem o caminho inverso do LDL, retirando o colesterol do sangue. Assim, o saldo final do colesterol no sangue permaneceria inalterado ou sem alterações significativas.
Entretanto, os pesquisadores reconhecem que, apesar dos seus resultados, são necessárias mais pesquisas. De qualquer forma o alto consumo de gorduras saturadas não é recomendado, pois é essencial a manutenção de uma dieta equilibrada e sem excessos para a saúde do corpo, principalmente do sistema cardiovascular.