Respostas
Fazer parte da União Europeia é uma vantagem na era da globalização, de acordo com 70% dos jovens entrevistados para um estudo de opinião encomendado pelo Parlamento Europeu para o Evento Europeu da Juventude 2014. A sondagem, realizada a europeus de todos os Estados-Membros entre os 16 e os 30 anos, vai alimentar os debates do evento que vai reunir 5000 jovens em Estrasburgo entre 9 e 11 de maio.
O Evento Europeu da Juventude (EYE2014) vai focar-se no desemprego jovem, na revolução digital, no futuro da UE, na sustentabilidade e nos valores europeus.
Juventude e emprego
A maioria dos entrevistados sente que a crise tem marginalizado e excluído os jovens da vida social e económica. 43% dos entrevistados afirmam que gostariam de trabalhar, estudar ou receber formação noutro país da UE e 26% sentem-se forçados pela crise a estudar ou trabalhar noutro Estado-Membro.
A revolução digital
O setor digital ainda é pouco apelativo como escolha de uma carreira individual, embora seja esperado um crescimento da oferta de emprego na área nos próximos anos. Os jovens europeus encontram-se divididos relativamente ao papel das redes sociais na democracia: enquanto 46% as consideram um progresso, 41% pensam que representam um risco.
O futuro da UE
Sete em cada dez jovens europeus consideram que a adesão do seu país à União Europeia representa um trunfo no contexto da globalização. E para 44% dos jovens votar nas eleições europeias é a melhor forma de participar na vida pública da UE.
Desenvolvimento sustentável
Muitos jovens adotaram medidas para proteger o ambiente ao nível do dia-a-dia, incluindo a triagem dos resíduos (74%).
Valores europeus
Os jovens consideram que o Parlamento Europeu deve defender os direitos humanos (51%), a liberdade de expressão (41%) e a igualdade de género(40%)
Dados retirados de: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20140425STO45159/70-dos-jovens-europeus-consideram-a-pertenca-a-ue-uma-vantagem
agora é só você escrever com suas palavras, espero ter ajudado.