• Matéria: Artes
  • Autor: MariaLuiza0409
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquisa sobre o Museu de Arte Moderna, MAM e sobre Arte Baiana


Pietra1000: vc quer a historia
MariaLuiza0409: pode ser obrigada
oliveiraevanne: Bom eu fiz um textão mais espero ter te ajudado ok!

Respostas

respondido por: Pietra1000
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História

O surgimento do museu não está relacionado apenas à arquiteta italiana Lina Bo Bardi. No início de 1959, o crítico e diretor do Museu do Estado José Valadares incentivou a formação de uma comissão para tratar da criação do MAM-BA. A ideia nasceu de um encontro entre Valadares e Wilson Lins, Secretário de Educação e Cultura do Estado. Fizeram parte desse grupo, que se reunia semanalmente: Carlos Bastos, Clarival Valladares, Diógenes Rebouças, Godofredo Fo, Mário Cravo Júnior e Walter da Silveira. Em seguida, Lina foi convidada para ser a diretora da instituição. O Solar do Unhão, patrimônio do século XVIII de José Pires de Carvalho e Albuquerque que abriga o MAM-BA desde 1963, foi restaurado em 1959 por Lina Bo Bardi. Criado legalmente neste ano, a instituição teve sua inauguração com duas exposições no foyer do Teatro Castro Alves, sua sede provisória, em 6 de janeiro de 1960, no dia da Festa de Reis.

Detalhe do Solar do Unhão, a construção vista à frente da casa grande é a oficina de artes, e à esquerda está um jardim repleto de esculturas.

Para a ocasião, foi colocada uma pedra de dez toneladas em frente ao Teatro Castro Alves, por sugestão de Mario Cravo, e, na entrada, uma mostra de vegetais e minerais da Bolsa de Mercadorias da Bahia. Ao entrar, os visitantes se deparavam com cortinas delimitando as salas, que continham as 20 estatuetas de As bailarinas, de Edgar Degas, e as 31 pinturas de Antônio Bandeira.

O acervo inicial do MAM-BA contou com obras de referência, como as pinturas Casas, de Alfredo Volpi, O touro, de Tarsila do Amaral e doada por Gileno Amado, Vendedor de passarinhos, de Candido Portinari e doada por Assis Chateaubriand, Paisagem, de Rebolo Gonsales e cedida pelos Diários Associados, e a escultura em gesso Auto-retrato psicológico, de Flávio de Carvalho. As obras do acervo constituem uma diversidade enorme, seguindo os princípios de Lina Bo Bardi, contendo ainda nomes como Calasans Neto, Chico Liberato, Di Cavalcanti, Genaro de Carvalho, Jenner Augusto, Rubem Valentim e Sante Scaldaferri.

Propondo ao Governo uma reforma do Solar do Unhão, Lina consertou os telhados, praticamente destruídos, a Capela, usada como garagem, e os Galpões, que funcionavam como depósito, além de construir a famosa escada que se encontra no Casarão, composta de encaixes semelhantes ao sistema dos carros de boi. A própria arquitetura do espaço é utilizada até hoje para promover uma relação com as obras apresentadas, por meio de projetos e exposições sites specifics que estimulam o diálogo.


MariaLuiza0409: obrigada ajudou muito
Pietra1000: vota e da o obrigado
respondido por: oliveiraevanne
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A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi. Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar.

A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi. Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar.

A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi. Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar.

O MAM-BA é considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, por onde passa um público aproximado de 200 mil pessoas por ano. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim. Eventos artístico-culturais de diferentes linguagens e ações educativas e artísticas fazem parte da programação do MAM-BA. Um dos destaques do museu são as Oficinas do MAM, que completaram 31 anos de existência em 2011.

Espero ter ajudado!

Se poder mim marcar como melhor resposta eu agradeço...


MariaLuiza0409: obrigada
oliveiraevanne: Dnsld
oliveiraevanne: Dnd*
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