gente me falem questoes de filosofia para mim fazer uma enquete respondendo pra vcs
Respostas
Resposta:
_*( )resposta certa
Explicação:
(1) Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e na realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criar, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”
A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo de reflexão filosófica sobre a(s)
A) essência da ética cristã.
B) natureza universal da criação.
C) certezas inabaláveis da experiência.
D) abrangência da compreensão humana.
E) interpretação da realidade circundante
_*( d)
(2) Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade
A) apenas pela fé em Deus.
B) pelo método alegórico aplicado à interpretação da Bíblia.
C) pela iluminação divina.
D) pela recordação da alma que estava junto a Deus.
E) pelos sentidos e pelo intelecto.
_*(c)
(3) Galileu Galilei é considerado um dos grandes nomes da história da ciência graças às suas revolucionárias observações astronômicas por meio do telescópio e aos seus estudos sobre
A) a economia política.
B) a composição da luz.
C) a anatomia humana.
D) o movimento dos corpos.
E) a circulação do sangue.
_*(d)
(4) Para uma ação ter valor moral para Kant, é necessário que
A) seja praticada por dever.
B) esteja em conformidade com o dever.
C) seja contrária ao dever.
_*(a)
(5) sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
A) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
B) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
C) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
D) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas
_*(a)
(6) O Círculo de Viena foi um importante marco para a filosofia e, exemplarmente, propôs que,
A) antes de ser classificado de percepção extrema ou subjetividade, todo e qualquer dado deve ser sistematicamente analisado.
B) em qualquer evento, existe algo de subjetivo e isso é disfarçado pelas extraordinárias extensões no mundo metafísico.
C) para ser aceita como verdadeira, uma teoria científica deveria passar pelo crivo da verificação empírica.
D) no limite do que o sujeito pode perceber e do que é exatamente o objeto há um abismo de possibilidades e é nisso que consiste a importância da metafísica
_*(c)
(7) Sobre a origem da justiça, Hume afirma que:
A) “O senso de justiça é derivado da virtude, que por sua vez move toda e qualquer mudança na esfera do comportamento humano”.
B) “A justiça tira sua origem exclusivamente do egoísmo e da generosidade restrita aos Homens em conjunto com a escassez das provisões que a natureza ofereceu para suas necessidades”.
C) “As impressões dão origem ao senso de justiça e são naturais à mente humana”.
D) “A justiça tem sua origem nas regas naturais e buscam seu fim em interesses gerados pelas paixões mais profundas dos homens”.
_*(b)