Respostas
Resposta:
Cecília Meireles foi a primeira grande escritora da literatura brasileira. A reflexão filosófica e existencial foram os temas predominantes de sua vasta obra literária.
Cecília Meireles é considerada a primeira grande escritora da literatura brasileira e a principal voz feminina de nossa poesia moderna. Nascida no Rio de Janeiro no dia 07 de novembro de 1901, passou a infância com a avó materna, açoriana. Formou-se professora primária e dedicou muitos anos de sua vida ao magistério, sempre preocupada com a educação de crianças. Simultaneamente, desenvolveu uma intensa atividade literária e jornalística, tendo colaborado com quase todas as revistas e jornais cariocas da época.
No início de sua carreira literária, Cecília aproximou-se do grupo Festa, uma ala espiritualista do modernismo brasileiro. Por esse motivo, suas primeiras publicações costumam ser associadas ao Simbolismo, embora a escritora não tenha se filiado a nenhum movimento literário. Nos livros Espectros (1919), Nunca mais... e poema dos poemas (1923) e Baladas para El – Rei (1925), é possível evidenciar características predominantemente neossimbolistas, dada a presença constante de elementos como o vento, a água, o mar, o ar, o tempo, o espaço, a solidão e a música.