Respostas
Tanto a monarquia quanto a república são sistemas de governo. Entretanto, a república se opõe à monarquia na forma de governar.
Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo.
Em uma monarquia, com exceção das monarquias eletivas, que não são tão comuns atualmente, a hereditariedade é um fator importante. No regime, os filhos dos monarcas são seus sucessores. Na república, novos chefes de Estado são eleitos pelo povo após um mandato que geralmente dura cerca de quatro ou cinco anos.
Resposta:
Existem duas formas de governo clássicas, que você com certeza já ouviu falar: monarquia e república.
Monarquia- Comandada por rei/rainha, imperador/imperatriz
Essa forma de governo é bastante antiga. Nela, o chefe de Estado é um monarca, que é chamado de rei/rainha, imperador/imperatriz, dentre outros títulos. Uma característica típica da monarquia é que o cargo do rei é hereditário, passando de geração a geração dentro de uma mesma família, e vitalício, ou seja, o rei detém o seu título até a sua morte.
República- Comandada por presidentes
Como você pode imaginar, uma república não possui um monarca, afinal, se fosse assim, não haveria motivos para não chamá-la de monarquia. Mas se não há um líder vitalício que transfere seus poderes para seus herdeiros, quem assume seu lugar?
Na república, o cargo que costumava ser exercido por um rei passa a ser exercido por uma pessoa escolhida diretamente pelo povo, geralmente chamado de presidente ( às vezes também de primeiro-ministro, no caso de repúblicas parlamentaristas).
ESPERO TER AJUDADO ^-^