Respostas
Resposta:
1) Sim, podemos afirmar que o homem pré-histórico acreditava na existência de um mundo transcendental. Porque o homem pré-histórico elaborou formas de lidar com o desconhecido que revelam que ele acreditava num mundo sobrenatural e em poderes mágicos.
2)Há pelo menos duas evidências de como surgiu as religiões:
-A primeira são os desenhos que os primeiros humanos faziam nas cavernas, que era uma forma de lidar com o desconhecido.
-A outra evidência é o sepultamento dos mortos, mais uma indicação de que a crença na existência de um mundo transcendental surgiu com o próprio ser humano. O homem Neanderthal, há cem mil anos, também manifestava preocupação com o que haveria além da morte. Quando sepultavam alguém, os neandertaloides punham junto objetos que o morto pudesse precisar na outra vida.
Há também algumas pinturas em pedra que expressam a preocupação do homem pré-histórico com o além.
3)Eles acreditavam que os deuses eram a própria natureza e que os ciclos de estações e a fertilidade da terra eram manifestações divinas. A dependência dos fenômenos naturais fez com que valorizassem e transmitissem cada aprendizado sobre os desígnios da natureza. Por conta disso, a tradição se transformou no valor fundamental das religiões desses povos.
4)A relação entre cultura (que é vista como um conjunto de hábitos e costumes) e religiosidade é de preservação e manutenção da Moral.
Na prática, tanto a cultura quanto a religião manifestam hábitos e costumes que são bem específicos.
Desta forma, podemos observar que estes hábitos e costumes são baseados naquilo que é certo ou errado.
Nesta direção, podemos compreender que:
na cultura - os membros de um grupo social fazem aquilo que acreditam, independentemente de outras pessoas acharem errado.
na religião - os fieis (de uma determinada religião) são orientados a fazer somente aquilo que é permitido pela lei divina.
Resposta:
Explicação:
Nao Sei fugiu