Respostas
NResposta:
Explicação:
Capacidade térmica
E a da razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura sofrida por um corpo. A unidade de medida é cal/°C.
A capacidade térmica é a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1 °C. Matematicamente, essa grandeza é fruto da razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura sofrida por um objeto qualquer:
C = Q/Δt
Os termos da equação e suas devidas unidades de medida são:
C = Capacidade térmica (cal/°C);
Q = Quantidade de calor (cal);
ΔT = Variação de temperatura (°C ou K).
A variação de temperatura pode ser indicada tanto na escala Celsius quanto na escala Kelvin. Isso é possível porque as duas escalas termométricas são centígradas, isto é, divididas em 100 intervalos.
Relação com a massa do corpo
A capacidade térmica pode ser escrita em função da massa do corpo. Para isso, devemos substituir na equação anterior a equação para a determinação da quantidade de calor cedida ou recebida por um corpo:
C = Q/Δt >> C = m.c.Δt/Δt (simplifica Δt com Δt)
C = m.c
Nessa equação, a capacidade térmica de um corpo qualquer é definida como o produto da massa do corpo (m) pelo seu calor específico (c), característica do material que compõe o corpo. Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.