A inserção da tecnologia em larga escala no modo de viver do homem, na contemporaneidade, influencia sobremaneira na produção de conhecimento e acentua a concorrência entre empresas em busca de inovação e desenvolvimento continuadamente. Nesta linha, a seleção de candidatos diferenciados, alinhados com as metas e objetivos das empresas, é um importante primeiro passo para o fortalecimento da cultura organizacional. Considerando, junto a isso, as possibilidades para a prática de sociabilização neste contexto plural e exigente da sociedade pós-globalizada, identifique, abaixo, a alternativa correta acerca das diretrizes práticas para o gerenciamento do processo de socialização:
a)
As práticas formalizadas de socialização afetam negativamente a abertura de novos processos seletivos e consequentes contratações.
b)
A organização pode alcançar resultados diferenciados se treinar novos colaboradores para comportamentos proativos de socialização.
c)
Os líderes desempenham papel-chave na socialização dos contratados, especialmente durante a fase de aprendizagem de socialização antecipatória.
d)
A prática de socialização organizacional compreende o desenvolvimento de colaboradores no contexto da organização, ao longo do tempo, mas não estabelece relação causal com o aumento do absenteísmo, por exemplo.
e)
Durante o processo de socialização, é importante que o novo colaborador possa desenvolver todas as suas atividades logo que ingressa na empresa, independentemente do seu nível de familiarização com procedimentos e métodos de trabalho.
Respostas
Resposta:
b) A organização pode alcançar resultados diferenciados se treinar novos colaboradores para comportamentos proativos de socialização.
Explicação:
ACERTEI
Resposta:
B.
A organização pode alcançar resultados diferenciados se treinar novos colaboradores para comportamentos proativos de socialização.
Explicação:
Considerando diretrizes para o planejamento e a gestão de práticas de socialização, nas empresas, de modo geral, podemos interpretar que a adoção de uma abordagem formalizada para a socialização pode influenciar positivamente as contratações; logo é importante que os líderes repensem a adoção de abordagens aleatórias. O papel-chave dos líderes para o processo de socialização dos novatos, em uma organização, ocorre na fase de encontro, com vistas a integrar o novo membro à cultura organizacional em curso. De modo adicional, a organização pode beneficiar-se em perspectivas diversas – alcançando melhores resultados de desempenho técnico, por exemplo – se apresentar um programa de treinamento, dentre outros, com foco no desenvolvimento de comportamentos proativos de socialização, o que pode atenuar o estresse do ingressante face ao ineditismo da experiência, motivando-o a performances coadunadas com a cultura da empresa, em período de tempo reduzido. O processo de socialização pode influenciar a trajetória do colaborador desde sua entrada – passando pelo seu desenvolvimento, considerando a qualidade das informações e a frequência de atualização destas, por exemplo –, desempenho, até a possibilidade de o colaborador deixar a empresa, a partir da avaliação das trajetórias dos colegas, nas possibilidades ofertadas para a carreira – daí emerge a relação com o absenteísmo e os custos que o crescimento deste indicador pode gerar para a empresa. Antes de assumir integralmente as responsabilidades vinculadas ao cargo, é imprescindível que, no que tange ao processo de socialização, o novo contratado possa identificar as maneiras com que a organização operacionaliza o trabalho, analisando as práticas individuais e complementares de pessoas e equipes.