• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ronisemaria
  • Perguntado 6 anos atrás

O planejamento é extremamente importante na primeira etapa da educação básica (Educação Infantil). Apesar de nem sempre darem o devido valor, a educação infantil é uma etapa extremamente importante no período de desenvolvimento da criança, pois além de trabalhar o desenvolvimento e conhecimento de mundo, ela desenvolve alguns aspectos.

Sobre os aspectos desenvolvidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Cognitivo - diz respeito ao desenvolvimento relativo ao conhecimento e a cognição da criança.

II. Lógico-Matemático - diz respeito ao processo de estruturação do pensamento relativo as questões lógico-matemática que se inserem no pensamento da criança e dão origem ao conhecimento matemático.

III. Linguístico - referente ao desenvolvimento da linguagem, com ênfase exclusivamente no desenvolvimento da escrita da criança.

IV. Afetivo - diz respeito as possibilidades de aprendizagem através de relações afetivas; em que a afetividade pode interferir seja positiva ou negativamente para o processo de aprendizagem da criança.

V. Social - em que relações sociais, como por exemplo família e sociedade, interferem e modificam a aprendizagem da criança.

Agora, assinale a alternativa correta.

a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
c. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. CORRETA
e. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

Respostas

respondido por: KatiaLeandro
1

Resposta:

d. Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. CORRETA

Explicação:

Conforme aponta a autora, o planejamento na primeira etapa da educação básica, que se refere a educação infantil, “deve ser compreendido não só como organização burocrática do professor e da escola, mas além disso, como uma possibilidade de refletir sobre as possibilidades de avanços e soluções às questões da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. É o momento de refletir sobre as condições reais e potenciais das crianças em termos cognitivo, afetivo e social”

Perguntas similares