A família, a escola e o Estado são exemplos de instituições essenciais para a sociedade evitar o estado de anomia na visão de Durkheim. Explique o porquê.
Respostas
Resposta:
Anomia é sinónimo de ausência de regras ou valores a seguir, par ao pensador as instituições onde nos é passada a educação e cultura, transforma-nos de tábuas rasas a seres sociais, logo a seguir parâmetros para ter identidade perante o grupo no qual está inserido. Logo, não haverá anomia.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
O conceito de anomia foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e quer dizer: ausência ou desintegração das normas sociais. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista. O acelerado processo de urbanização, a falta de solidariedade, as novas formas de organização das relações sociais e a influência da economia na vida dos indivíduos após a Revolução Industrial são objeto de estudo de Durkheim.
O tema central das obras deste autor é a relação entre o indivíduo e a coletividade: o que diferencia uma coleção de indivíduos de uma sociedade? Como se constrói o consenso? O que das ações individuais é determinado pela coletividade? Tentar responder a estas perguntas é o objetivo de muitas de suas obras como “A divisão do trabalho social” e “O suicídio”.