"Nós sabemos mais do que podemos dizer".
Polanyi, 1966

Observe o quadro a seguir:

COMPARAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS TÁCITO E EXPLÍCITO:


PROPRIEDADES DO CONHECIMENTO TÁCITO
PROPRIEDADES DO CONHECIMENTO EXPLÍCITO

Capacidade de adaptação, para lidar com situações inesperadas e situações excepcionais.
Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e voltar a aplicar durante todo o processo da organização. Capacidade de ensinar e treinar.

Perícia, know-how, know-why, e importam-why.
Capacidade de organizar, sistematizar para traduzir uma visão, declaração, funcionamento e orientações.

Coaching e Mentoring para transferir conhecimento experiencial
em um one-to-one, face-to-face como base.
A transferência de conhecimentos através de produtos, serviços e processos documentados.
Fonte: DALKIR, (2011, p. 8).


Elaborado pela professora, 2020.


Em posse das informações acima e, considerando os estudos da disciplina, explique por meio de um texto discursivo, cada tipo de conhecimento: o tácito e o explícito. Em seguida, apresente uma ação que viabilize, na prática, a transformação do conhecimento tácito em explícito no contexto organizacional.

Respostas

respondido por: joceliojunnior
12

Resposta: Conhecimento tácito e explícito

Explicação: Vamos começar pelo conhecimento explícito. O conhecimento explícito, é aquele conhecimento que temos a facílidade de divulgar, repassar e transmitir aos demais. Um exemplo: quando compramos algo pela internet, as lojas online sempre exigem os nossos endereços para que possam efetuarem as entregas dos produtos que foram comprados; logo fornecemos esses dados pois temos o conhecimento sobre o que está se pedindo e sabemos como repassar de forma explícita.

Já o conhecimento tácito é um conhecimento "particular", é aquele conhecimento que somente nós sabemos, mas não compartilhamos de forma explícita; já ocorreu um momento em que alguém te perguntou sobre algo que você tenha o conhecimento, mas você não tinha ideia de como explicar? como se não encontrasse palavras para montar um argumento?  eu creio que sim, esse é o conhecimento tácito; sabemos como é mas não como ensinar. Mas levando isso para o contexto organizacional, qual seria o processo para tranformar o conhecimento tácito em explícito? na minha opinião, isso vai depender da criatividade do gestor, mas uma forma mais simples é; se existe um colaborador que tenha um conhecimento particular específico sobre uma função em que é de importância para a produtividade da empresa e dos demais colaboradores, uma ação mais imediata seria elencar um repertório de perguntas por exemplo: como fazer?, quais são os riscos?, quais sãos as ferramentas mais adequadas?...  e chamar esse funcionário para uma espécie de intrevista e obter essas informações e enfim chegar ao resultado esperado.

Perguntas similares